• Sophia Longo

Um mês para o Natal! Dá pra acreditar?

Rituais para amenizar o isolamento do Natal que teremos esse ano.


Eu vi em um blog a tempos atrás o post "Rituals do fend off the midwinter blues?", sobre rituais para amenizar aquela deprezinha que chega no meio do inverno ( era um texto escrito por uma Inglesa).


Aquilo ficou na minha mente e eu adotei a lógica para outras situações: quando desanimo de fazer exercício físico e quero pular o dia de aula, quando só vejo o que falta na decoração da casa e não o que já tenho de legal, etc, etc.


A lógica é a seguinte: Criar alguns rituais que te façam fazer as pazes com aquela situação, lugar ou momento. Por exemplo, se é difícil acordar cedo num dia escuro e chuvoso de inverno, eleja seu chá favorito ou um café diferente como uma "especialidade" daquele tipo de dia, algo que faça você esperar por aquilo, se animar por aquilo.



Se você tem uma roupa de ginástica que te deixa confiante, uma cor radiante que muda seu humor pra melhor, um batom que te reernegiza é isso que você deve escolher para aqueles dias que você quer desistir de tudo e se entregar ao sofá.


Como o Natal esta chegando, e as previsões para a maioria das pessoas é de passar sem se reunir (presencialmente) com a família ou os amigos por causa da pandemia de Covid-19, começou a me bater aquele sentimento esquisito de desânimo, mix do cansaço, saudade e frustração.

Ainda mais se tratando do Natal que é sinônimo de reunião entre pessoas e é uma data-ritual de corpo e alma.


Por isso eu decidi driblar esse sentimento esquisito e ritualizar algumas coisas dessa data de uma forma nova.

Pensei: o que eu posso fazer planejar o melhor Natal possível nessas condições nunca antes vividas?

Comecei pela ceia. Nada nos une mais e nos remete mais aos hábitos culturais do que a comida. Como não sei ainda o que vou preparar já que a grandes chances da ceia virar um jantarzinho (não faz sentido ter um Peru para dois hahaha...e eu nem gosto tanto de Peru) resolvi pular para o mais próximo da ceia: a mesa!


Criei uma pasta no Pinterest só com ideias de decoração que pudessem ser adaptadas para o Natal ( você pode ver esse moodboard aqui). Resolvi que deixarei a mesa o mais linda possível, usarei minhas melhores louças, terei flores e cores.


Uma amiga me deu a ideia de fazer uma guirlanda de pompons, como essa da Anthropologie. Adorei!!! Vamos ver se vai dar tempo e se vou conseguir sair para comprar os materiais, talvez isso possa virar um novo ritual de Natal pra mim.

Outras ideias:
  • Planejar como serão feitas as ligações para a família, pelo Zoom, pelo Google Meet, pelo Facetime? Pensar em como incluir os avós e familiares idosos? Talvez ensinar e ensaiar antes do dia 24? Talvez fazer um manual passo-a-passo sobre como para espelhar o celular na TV para que todos se vejam melhor?


Source: pinterest

  • Fazer um amigo secreto à distância? Enviando uma foto do presente no whatsapp quando o amigo for descoberto e enviando o presente ou o gift card depois?


  • Talvez escrever cartas à mão e enviar agora no começo do mês para que possam ser abertas na noite de Natal?


  • Quem sabe presentear os amigos com uma playlist no Spotify, com aquelas músicas nostálgicas, com aqueles hits de um show que foram juntos, bem como a gente fazia antigamente gravando fitas K7 para quem a gente gostava!


De qualquer maneira, isso já esta me dando um norte, uma esperança, um caminho de como transformar a situação indesejada do distanciamento social durante essas datas tão simbólica e emotivas como Natal (e Reveillon) em algo menos difícil e principalmente em algo que eu espero por vir.




Me conta se isso te animou ou te deu alguma ideia legal de comemorar o Natal à distância? E o Réveillon?? O que faremos?



Compartilha aqui com a gente seus planos e ideias!



Um abraço,

Sophia.





184 views13 comments

Recent Posts

See All
 

Contact

Follow

  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

COPYRIGHT © SOPHIA LONGO. 20015 - 2021 ALL RIGHTS RESERVED.
The images on this website may not be reproduced.